02/03/2015: CURIOSIDADES - Qual profissional será preciso para projetar seu sonho?

O momento de construir, decorar ou reformar o seu imóvel é muito importante. Afinal, é a sua casa! Entretanto, dúvidas podem surgir no momento: qual profissional contratar? Já pensou no que você quer e no que você precisa? A falta de planejamento pode levar a erros e inconvenientes no seu orçamento, além de comprometer o resultado final da sua obra.

Antes de tudo, é importante avaliar as suas perspectivas para o seu imóvel: você quer construir, reformar ou decorar? Pois saiba que, para cada caso, existe um profissional da área com aptidão para auxiliar neste momento tão especial.

É importante a salientar que, no caso de edificações, são necessários estudos para elaboração de um projeto técnico. Os detalhamentos construtivos devem ser desenvolvidos somente por um profissional habilitado e registrado (no CREA - Conselho Regional de Engenharia ou CAU – Conselho de Arquitetura Urbanismo). Portanto, exija prova do registro.

Atenção também para a exigência da cópia da ART – Anotação de Responsabilidade Técnica ou RRT – Registro de Responsabilidade Técnica, na qual ficam registradas as atividades técnicas e as responsabilidades que o profissional responsável pelo projeto e obra, assumiu.

 Com relação à escolha entre um arquiteto ou um engenheiro civil, vale destacar que existem diferenças técnicas entre os estilos de projetar destes profissionais. No entanto, em termos legais, tanto o arquiteto como o engenheiro civil podem atuar na edificação. Ambos os profissionais se responsabilizam, executam e fiscalizam as obras. Porém, a diferença de ação está, principalmente, na formação acadêmica, que tem focos específicos e diferenciados.

O arquiteto faz o planejamento da utilização do espaço de forma racional e se envolve com questões ligadas à estética e à arte. Deve ficar em contato constante com o cliente, para captar suas necessidades, suas preferências, o seu modo de viver, suas relações familiares (no caso de obra residencial) ou suas relações comerciais (no caso de uma obra empresarial).

O engenheiro civil tem a formação acadêmica direcionada para a área das exatas, com disciplinas ligadas à matemática e à física. Desse modo, este profissional está mais habituado a fazer os cálculos necessários para concretizar o trabalho do arquiteto com total segurança.

Geralmente, o engenheiro civil se envolve mais com a parte estrutural da construção. Ele analisa as forças a que a edificação estará sujeita, como o tipo de solo e a intensidade de ventos na área. Assim, dimensiona o tamanho e a quantidade de colunas necessárias, faz a distribuição de cargas em cada ambiente e especifica os melhores materiais a serem utilizados na obra, com vistas à economia e à estabilidade da construção.

Este profissional, por formação, também está habilitado para coordenar a construção de outras obras, como pontes, viadutos, barragens e estradas.

Existem outros profissionais que podem te ajudar na composição do ambiente dos seus sonhos. São eles o paisagista e o design de interiores. 

O paisagista tem como função principal elaborar um projeto de design para um espaço ao ar livre, fazendo com que a área verde privada, ou seja, o jardim, seja uma extensão do ambiente projetado. Pode-se afirmar que o paisagista é um arquiteto de jardins e demais espaços verdes.

A missão do design de interiores é a de decorar e compor o ambiente interno. Define-se o design como a técnica e a arte de planejar e organizar os espaços, combinando e escolhendo os vários elementos que o compõem. O design de interiores organiza o ambiente, para que fique com um visual agradável e confortável. Este profissional tem como tarefa a responsabilidade de harmonizar, valorizar o espaço, os acessórios, os móveis e os objetos, ao conciliar praticidade, beleza e conforto. Os projetos luminotécnicos, de gesso e de mobiliário estão inclusos nas competências deste profissional.

Após estas dicas, avalie suas perspectivas. Planeje sua obra e contrate o profissional certo para compor o lar dos seus sonhos.

Mais fotos